A derrota diante do Novorizontino, na noite deste sábado (03), deixou sequelas no ABC. Válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro serie B, a partida no estádio Maria Lamas Farache (Frasqueirão), foi vencida pelos visitantes por 1×0.
Após mais uma frustrante derrota diante da sua torcida, o ABC perdeu, não apenas a chance de conquistar os três pontos, como também seu diretor executivo de futebol, Gustavo Cartaxo. O executivo anunciou a sua saída do cargo ocupado no clube em entrevista ao vivo a rádio 96 FM Natal, após a partida.
No cargo desde 2019, Cartaxo chegou no clube após o rebaixamento para a série D. O ex-diretor participou da campanha dos dois acessos até a Série C e depois até a Série B.
“Quero pedir desculpa ao torcedor por esse momento que estamos vivendo. Ninguém esperava que a gente estivesse nessa situação com 10 rodadas de série B“, pontuou.
De acordo com Cartaxo, o momento vivido pelo clube potiguar é fruto de um conjunto de situações. Problemas físicos, lesões de jogadores, além da troca no comando da equipe, atormentaram o ABC nesse início de competição.
Durante a entrevista o diretor de futebol aproveitou para falar sobre a decisão de deixar o clube. Segundo ele, o motivo principal é a cobrança muito pesada que tem ultrapassado a normalidade e ganhado aspectos pessoais.
“O momento do ABC está tenebroso e a gente entende demais o torcedor, mas quando ultrapassa um pouco a normalidade a gente fica preocupado, porque envolve família. Eu tenho filho, tenho esposa, tenho filha também, e isso tem me incomodado muito forte. Até porque você tem três anos e meio só vencendo, quando começa a perder ninguém lembra do passado“, lamentou.
Emocionado, Gustavo Cartaxo explicou que decidiu desta vez vir a público e falar diretamente sobre sua saída, antes de avisar ao presidente Bira Marques e ao vice-presidente Fred Menezes, por não ter mais condições psicológicas de continuar.
“É um desabafo, tentei só fazer o bem dentro do clube, tentei fazer o certo. Errei para caramba, confesso, a gente tem de assumir quando a gente erra. Acertei outras vezes, mas realmente não tenho condição hoje de permanecer por causa da minha família. Está atingindo minha esposa, está atingindo meus filhos, e quando chega nesse momento é melhor você recuar e deixar outra pessoa vir mais motivada, mais focada. Com um sentimento mais objetivo de sair desta situação”, concluiu
Momento do ABC
Atualmente o ABC vem passando por um momento muito ruim, com vários jogadores no Departamento Médico e a recente troca do técnico. Assim, o alvinegro chegou a 10ª partida da Série B, com apenas quatro pontos conquistados em 30 possíveis.
Ocupando a lanterna da competição, o Mais Querido precisará alcançar pelo menos mais 40 pontos nas próximas 28 partidas para conseguir escapar de um possível rebaixamento, de acordo com a média histórica.
Durante a última semana, o novo técnico Alan Aal, estipulou a seguinte meta inicial para alcançar os pontos necessárias para escapar do risco. O objetivo é ganhar pelo menos dois a cada quatro partidas disputadas. Desde quando “assumiu” a equipe no jogo contra o Tombense, o ABC ganhou um jogo. Em sua terceira partida à frente da equipe alvinegra essa é a segunda derrota consecutiva.
A derrota em casa
Na noite deste sábado, o ABC foi ao campo do Frasqueitão com uma missão, ganhar em casa. Diante de sua torcida, o Mais Querido não conseguiu segurar a equipe do Novorizontino e perdeu por 1×0.
Apesar do apoio da torcida, a partida contra o Novorizontino acabou com mais uma derrota para alvinegro potiguar. Assim, diante do resultado ruim, o time potiguar segue na última colocação na Série B, com apenas 4 pontos conquistados.
Os destaques positivos do ABC acabaram sendo o goleiro Simão e os meias Ramon Vinícius e Thonny Anderson, que tiveram uma boa atuação, destoando do restante do time. Contudo, isso não foi o suficiente para evitar a derrota, mesmo com algumas defesas salvadoras de Simão, o único do time a sair aplaudido.
Após o jogo, o meia Bruno Lima lamentou o resultado e ressaltou o quanto a equipe vem e continuará trabalhando para reverter a situação.
“Alguns erros pontuais estão custando muito caro para a gente, mas eu posso prometer que a gente está trabalhando demais e vamos continuar trabalhando. Que aqui tem pai de família e a gente se sente envergonhado e triste com esse tipo de resultado.”
Próximo jogo
O ABC agora vai a Campinas-SP, enfrentar a equipe da Ponte Preta na próxima terça-feira (06). A partida acontecerá no estádio Moisés Lucarelli às 19h00 (horários de Brasília) e será válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro série B.